O plantio de mudas de árvores nativas, a realização de cursos para estudantes de escolas públicas e a troca de conhecimento com comunidades ribeirinhas para preservação da Floresta Amazônica. Esta é a proposta do Projeto Barco-Escola, lançado pelo TRT-11 em parceria com @treeearthbr na última segunda-feira (26/6).
A iniciativa está em sintonia com uma das principais metas da gestão do biênio 2022/2024, que é a realização de ações que possibilitem a inclusão dos segmentos sociais mais vulneráveis, mostrando que, além de ser plural, acolhedor e diverso, o TRT-11 tem ações conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto barco-escola saiu do papel e virou realidade por meio da atuação do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRT-11, criado após a reestruturação organizacional implementada em 1º de junho deste ano. Usando o modelo Open innovation – ou inovação aberta – o tribunal busca cooperar com agentes externos para implementar soluções inovadoras.